Seja Bem Vindo,

Queridos amigos,

Não deixe de conferir nossos posts diários e os vídeos que atualizamos semanalmente.


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

I Coríntios 4.16 - Vitória por meio do exemplo!

I Coríntios 4.16 – “Admoesto-vos, portanto, que sejais meus imitadores.”

Paulo foi um dos grandes servos de Deus. Apesar de não estar entre os doze que foram escolhidos para apóstolo, foi tão abençoado, senão até mais do que os doze. Quase metade do novo testamento provém da revelação de Deus a este servo. Penso na vida deste homem e quanto ele era exemplo no seu tempo para aqueles que buscavam a imagem de Cristo.
Alguns, certamente, podem pensar que as palavras de Paulo demonstram falta de humildade, visto que aconselhou que fossem seus imitadores, mas, do contrário, o homem de Deus demonstrou aqui que levava uma vida conforme as diretrizes de Deus a tal forma que não temeu em dizer que o seguissem como exemplo.
Hoje, olho e vejo a ausência que faz, pessoas como Paulo. Encontro, em minha caminhada, muitos teóricos, gente que apresenta soluções para tantas questões, homens que carregam em si suas razões... Mas, poucas vezes encontro pessoas que são exemplos. Vejo pais que aconselham seus filhos a não adquirirem vícios, aconselham o estudo, orientam a lutar pela vida e tudo isso é muito bom, mas, muitas vezes esquecem a segunda parte, qual seja, o exemplo do que falam. Diretores, mestres, lideres que falam rebuscado e com tanta maestria, mas que não vivem isso.  São soldados da oratória, mas mortos para o exemplo.
Imagino uma criança e o quanto sua cabeça fica confusa com tantas palavras que se desfazem com exemplos que só trazem desilusão. Aconselha-se não fumar, mas, no bolso está o maço de cigarros; Aconselha-se não beber, mas em sua boca encontra-se a embriaguez das palavras mal colocadas; Filho, seja honesto diz o pai, mas este não faz o que diz. O Brasil, muitas vezes, sofre em meio a tantas palavras e poucas ações e exemplos.
Amigo, se em seu coração há o anseio por um dia diferente, inicie a mudança por você. Siga o exemplo de Paulo e comece a viver o que prega e acredita. Não se deixe levar pelas emoções. Seja a pessoa que fala para seu filho ser. Seja para seu cônjuge, aquilo que desejaria que ele fosse para você. Seja um cristão conforme a palavra de Deus e não somente de falar. Seja um líder, um mestre que viva o exemplo e todos irão segui-lo, pois notarão em você alguém que vive o que fala.

Deus abençoe!

:: Eric Baccelli

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

João 16.33 - Os desafios do vencedor!

João 16.33 – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Nos dias de hoje vejo cada vez mais pessoas pregarem um evangelho da facilidade. Muitos falam de um Deus que trará mil e um benefícios como casa própria, carro, emprego e tudo mais.  Mas, a palavra de Deus nos alerta que além das benesses, teríamos também os desafios, haja vista que estes contribuem para nosso amadurecimento. Por isso, este versículo nos orienta a não desistirmos, pois Jesus já nos deu a vitória sobre todas as tribulações.
Olho o cotidiano, pois nele sempre encontro ensinos de Deus, então penso sobre o balão de ar... Um balão vazio não sofre com a pressão do ambiente, afinal, está sem gás. Mas, após ser cheio, o balão sofre uma enorme pressão do meio. Assim é o ser humano... Há aqueles que preferem passar sua vida em prostração acreditando assim estar livre de qualquer julgamento ou desafio. Mas, há também os que escolhem lutar, mesmo sabendo que enfrentarão dificuldades.
Seguir a Jesus é uma benção, mas requer de nós o desafio da entrega de nosso eu, em prol do que Deus tem para nós.  Não devemos nos desesperar quando a pressão vier sobre nós, do contrário, devemos saber que só sofre esse tipo de situação quem faz a diferença naquilo que se propõem.
Seja na tarefa que for, devemos saber que elas sempre serão acompanhadas de exigências. Não há sucesso sem trabalho. Não há vitória sem luta. Na vida espiritual isso também não é diferente. Se quisermos estar debaixo das bênçãos de Deus não devemos buscar a prosperidade e sim aquele que é dono dela, pois Ele tem a medida certa para as nossas vidas.
Amigo, se você quer ter uma vida abençoada saiba que ela vem acompanhada de desafios. Nela temos o desafio de ser questionado, criticado, julgado e tudo mais. Mas, lembre-se que se estiver no centro da vontade de Deus estará no melhor lugar.  Por isso, nos teus propósitos não peça a Deus que afaste os desafios, mas que o capacite a vencê-los por meio de Jesus.

Deus abençoe!

:: Eric Baccelli


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mateus 13.32 - Em Deus a pequena semente gera grandes frutos!

Mateus 13.32 – “o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.”

Por muitas vezes ouvimos falar sobre o grão de mostarda e sua relação com a fé, haja vista, que a própria bíblia nos diz que se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda até as montanhas se lançariam ao mar, com uma simples ordem nossa. Mas, hoje, Deus me leva a analisar esta palavra de maneira diferente...
Sempre digo aos amigos que Deus criou a natureza de uma forma tão especial, que ela própria nos revela muitos segredos do Pai Eterno. Ao olhar o grão de mostarda encontro em Deus um grande segredo que nos leva a refletir sobre o agir de Dele. Qualquer pessoa que tiver esta pequena semente em sua mão, sem saber o que ela é, não dará muito por ela, visto ser minúscula e frágil. Quem poderia dizer que uma semente bem menor do que um grão de alpiste pudesse dar alguma coisa? Quem imaginaria que algo do tamanho de um pingo de caneta poderia gerar uma árvore tão grande? Pois, assim é Deus...
Penso na sociedade e vejo quantas surpresas ela nos revela.  Nesse meu tempo de vida, vi pessoas, que ninguém deu valor, se revelarem como excelentes profissionais, ótimos pais, cônjuges, filhos e tudo mais. Mas, triste é a constatação que o mundo não se deteve nesses exemplos de Deus e continua valorizando o próximo por sua beleza física, pelas posses financeiras, pelo “grande” nome de família, pelos títulos que ostenta... Não compreenderam que Deus é aquele que transforma a pequena semente em árvore frondosa.
Albert Einstein, Thomas Edson são nomes ligados diretamente a pessoas que fizeram a diferença, mas, poucos sabem que eles tiveram outro ponto em comum, a deficiência escolar.  Esta é a maior prova que pequenas sementes, ainda que incompreendidas, podem gerar bons frutos. É fácil falarmos em sucesso para o aluno que sempre tira boas notas, que faz uma boa faculdade. Difícil é imaginar que uma criança “problema” pode dar alguma coisa. Mas, assim é Deus para aqueles que Nele confiam. Ele tem o poder de transformar nossas vidas.
Amigo, qual o seu dilema? Por que sofre sempre com o que os outros dizem a seu respeito? Acaso, Deus não é grande suficiente para transformar sua vida, sua situação? Sim, Ele é. Pois bem, esquece teu passado, pare de dizer que não teve a melhor escola, que não é a pessoa mais talentosa, a mais inteligente, pois Deus que detém todo poder transforma sua pequena semente em árvore frutífera.  Não viva pelo que os outros acham de você, mas viva pelo que Deus pode fazer com você. Entregue sua vida a Deus e veja o quanto Ele mudará sua história.

Deus abençoe!
:: Eric Baccelli

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mateus 26.34 - " O segredo da vitória."

Mateus 26.34 – “ Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.”

Pedro, apóstolo de Jesus, ao ouvir seu mestre mencionar que suas ovelhas se dispersariam quando seu pastor fosse ferido, imediatamente afirmou que jamais cometeria esse pecado de abandonar seu mestre. Jesus, por sua vez, alertou a Pedro que antes do iniciar de um novo dia, este o negaria e assim se sucedeu...
Penso em Pedro e vejo que seu coração acreditava estar pronto para enfrentar qualquer obstáculo, para defender seu amado mestre, mas ele se enganou a seu próprio respeito. O apóstolo, após a afirmação de Cristo, poderia ter voltado atrás e pedido por misericórdia, clamado para que Jesus o sustentasse naquela tribulação, mas se enganou ao acreditar que teria forças para vencer sozinho.
Quantas vezes passamos uma vida lutando contra nossas dificuldades, lutamos contra o medo, stress, nervosismo, ansiedade, depressão e tantos outros desafios,  mas ao chegar ao final de mais um dia, vemos que por muitas vezes não tivemos a humildade de clamar a Jesus para nos sustentar.  Quantos são aqueles que saem de suas casas fazendo promessas de que terão um dia abençoado, que tornarão seu tempo em um momento especial, mas que ao final de um dia, percebe que suas atitudes só negaram a Jesus.
Negamos Jesus de diversas formas: ao deixar de orar, ao deixar de ler a Bíblia, ao agredir alguém com palavras e principalmente quando nos esquecemos de ser humildes suficientes e passamos a acreditar que tudo se resolve pela razão e não pela dependência de Cristo.
Amigo, todos nós temos problemas e limitações, a diferença está se lutamos sozinhos ou aceitamos humildemente a posição de dependência de Deus. Por que sofre por algo que Jesus já lutou por você? Por que insiste em pensar que tudo está em suas mãos? A carga está pesada? Jesus convida a entregá-la. Levante-se, atente-se, pois você tem um amigo que pode te ajudar, não importa o grau da dificuldade do problema ou mesmo do pecado, Deus pode reverter seu quadro e torná-lo mais que um vencedor.

Deus abençoe!

:: Eric Baccelli

sábado, 14 de janeiro de 2012

João 3:30 - " Agulha x Linha"

João 3:30 – “ Convém que ele cresça e que eu diminua.”

João, primo de Jesus, menciona que ele era somente o precursor de Jesus e que toda Glória deveria ser dada a Cristo... A bíblia relata que o maior homem, gerado de uma mulher e de um homem, foi João Batista e creio que um dos alicerces para isso foi a capacidade que João tinha para reconhecer que veio para servir, preparar o caminho de Jesus. Um homem com enormes qualidades, mas que jamais procurou a Glória dos homens.
Todos nós, como seres humanos que somos, gostamos de receber elogios, reconhecimento e tudo mais. Mas, a bíblia nos mostra que nos planos de Deus tudo isso é secundário e que devemos realizar o bem, sem pensar em receber algo em troca. Este fato me remete a pensar no papel da agulha e da linha de costura... Quando penso na agulha, lembro-me que ela é quem abre o caminho para a linha passar, ela é quem foi preparada e moldada em alta temperatura, ela quem direciona a linha, mas ao final da obra a agulha é guardada em uma caixa e a linha é quem faz o papel de acompanhar a roupa as festas, a linha é quem está presente quando há o elogio a bela vestimenta e tudo mais...
Diante de tal simbologia, penso que na vida a história se repete, pois muitos sofrem ao pensar o quanto trabalharam, dedicaram-se, estudaram e mesmo assim não tem o reconhecimento que mereciam. Quantos profissionais dão a vida por aquilo que acreditam, mas que passam muitas vezes como que apagados pela vida. Mas, Deus é o alfaiate que conhece todas as coisas e por isso, amou João a tal ponto, de classificá-lo entre o maior dentre os homens gerados naturalmente.
Leitores, a vida por vezes parece injusta... Nem sempre seus amigos, seus parentes, seu chefe, seu cônjuge,  irão reconhecer o quanto você é importante e o quanto realizou durante seus dias... Mas, saiba que o grande alfaiate (Deus) é aquele que dá o galardão. Por isso, não desanime. Não se prenda a elogios de homem. Não faça o melhor para receber reconhecimento de seu semelhante. Faça sim, por amor. Ame seu próximo. Ame seu país. Ame seu povo. Mas, principalmente ame a Deus, que tudo conhece. A Ele sim você deve agradar. O que importa é que você é diante de Deus e não dos homens. Pois, Deus é onisciente, onipresente e onipotente. Por isso louve a Deus que tem preparado o melhor para você.

Deus abençoe!

:: Eric Baccelli

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Romanos 9.20 - Pessoas que fazem a diferença!

Romanos 9.20 – “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que formou: Por que me fizeste assim?”

Ao ler essa palavra fico a meditar nas murmurações que ouvimos ou mesmo mencionamos diariamente. Quantos são os dias que saímos de casa, seja para trabalho ou estudo e nos deparamos com amigos e conhecidos que ficam a resmungar todos os dissabores de sua vida.  É certo que todos nós temos o direito de nos desabafar com alguém e principalmente com Deus, mas por vezes não percebemos quão tênue é a linha divisória entre desabafo e a murmuração.
Lembro-me da história de cientista suíço Georges de Mestral... Conta-se que um dia, após passar horas no laboratório estudando, ele resolveu andar pelo bosque para descansar um pouco a cabeça e então percebeu que na caminhada sua roupa ficou cheia de carrapichos. Georges, neste instante, poderia ter reclamado, afinal para que fim prestava aquela criação de Deus? Tudo indicava que não servia para nada, do contrário, só para atrapalhar, mas o exímio cientista, intrigado com a grande capacidade de fixação do carrapicho, foi ao laboratório pesquisar. Daí saiu a descoberta do velcro, tão usado hoje em roupas e outros acessórios.
Fico a pensar que o Brasil é um dos países que mais possui carrapichos, mas foi na Suíça que a invenção foi criada. Creio que nós, brasileiros, tinhamos tudo para ter descoberto esta incrível ideia, mas não descobrimos e talvez a razão disso tudo seja porque muitas vezes gastamos mais tempo em murmurar dos carrapichos que se prendem em nós, do que pensar na chance que Deus nos deu para realizarmos algo de bom.
Caro amigo, nem sempre as belas oportunidades aparecem de forma nítida. Por vezes, a diferença do sucesso está em entender que Deus age da forma como jamais pensamos. Uma porta fechada, não significa derrota, mas um sinal que uma nova oportunidade pode surgir... Algo que nos incomoda, nem sempre é para tirar a paz, mas sim para o crescimento, para que sejamos desafiados a crescer... Não perca tempo questionando Deus. Aceite que Ele sabe o melhor para você, afinal, foi Ele quem te criou!

Deus abençoe!

:: Eric Baccelli


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Isaías 55.8 - O Sonho de Deus é perfeito!

Isaías 55.8 - “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.”

A grande maioria das pessoas, durante seu tempo de vida, cultiva sonhos, desejos, objetivos que entendem ser o melhor para suas vidas, como o jovem que planeja estabilidade financeira aos vinte e poucos anos; a jovem que deseja casar logo depois que se formar; o pai que deseja ver o filho na faculdade e tantos outros anseios que nos parecem tão bons, mas que por muitas vezes Deus muda a trajetória.
Em um primeiro momento, todo caminho que não condiz com o que planejamos nos leva a achar que estamos perdidos ou mesmo que iremos passar por apuros... Lembro-me de uma viagem a São Paulo, que perdi o trajeto que planejei para chegar a determinado local, neste instante, veio a sensação de desconforto, pois imaginei que não poderia honrar o compromisso do horário combinado, mas como que num milagre de Deus, entrei por uma rua, que dava acesso ao destino tão desejado, sendo assim, o que demoraria meia hora, fiz em quinze minutos...
Diante disso, fico a imaginar quantas vezes Deus interfere em nossos trajetos e quantas são as vezes que O questionamos, pois pensamos que perdemos tempo, mas o Pai Eterno, em sua plenitude sabe que aquele novo trajeto nos trará experiências que nos tornarão melhores, mais fortes, mais sábios. Em nenhum momento devemos imaginar que Deus atrasou nossos sonhos, do contrário, esse tempo condiz exatamente com o tempo Dele, que é perfeito.
Amigo, Deus sabe o que Ele tem reservado para sua vida, por isso, não tente manobrar o tempo de Deus, fazer de sua forma ou mesmo comparar sua experiência com a de outra pessoa. Descansa, pois em todas as áreas da sua vida Ele irá operar, apenas permita que Ele faça da melhor forma, pois o que pode parecer hoje perda de tempo, amanhã se revelará em um ganho tremendo para sua vida. Não questione as experiências em Deus, mas entenda que todas Elas te levarão para Ele.

Deus abençoe!
:: Eric Baccelli

domingo, 1 de janeiro de 2012

2 Reis 6.6 - Inclua Deus em seus sonhos!

2 Reis 6.6 – “...Então, Eliseu cortou um pau, e lançou ali, e fez flutuar o ferro.”

A palavra do livro de Reis nos conta que em determinado momento, os discípulos de Eliseu, percebendo que o local onde habitavam estava pequeno, resolveram construir um novo lugar para habitar, mas durante a execução do projeto, um dos ajudantes perdeu o machado no rio Jordão, o que causou grande desconforto visto que esta ferramenta não era tão comum naquela época e ainda era emprestada. Mas, por um milagre divino a ferramenta flutuou e, sendo assim, voltou ao seu destino.
Nessa passagem de ano fico a refletir que muitos de nós, como na história narrada, fizemos projetos de expansão, de mudança e assim como aquele homem que carregava seu machado, por alguma situação inesperada perdemos nosso instrumento de trabalho... Que desespero, talvez, alguns de nós tivemos ao perder o emprego, ao abandonar um estudo, ao sofrer um acidente que nos impossibilitou de alguma forma... Quantos sonhos que pareciam estar prestes a acontecer, mas que foram lançados no fundo do rio... Pessoas que imaginavam casar e não casaram, imaginaram abandonar um vício, mas continuam presas a ele. Mas, a bíblia diz que Deus é perito em fazer ressurgir os bons sonhos.
Quantos de nós começamos o ano fazendo as velhas e boas promessas de anos anteriores. Mas, a bíblia diz que mesmo aqueles que têm um bom propósito, podem passar por desafios, não basta à intenção. O que realmente faz a diferença entre acabar bem ou não é quem está no comando de nossas vidas e sonhos. Por melhor que seja o projeto, ele não alcançará toda a sua plenitude se Deus não estiver nele.
Por isso amigo, mude a forma de pensar seus projetos. Inclua Deus em todos eles. Pergunta ao Pai Celestial sobre o melhor para sua vida e aos que o cercam. Não se perca na beleza de projetos humanos, porque um dia eles afundarão por melhor que seja a intenção. A garantia de nossas vidas não está no que possuímos ou no quão belo é a intenção de nossos sonhos, mas se Deus está ou não neles. Realize um 2012 na presença do Senhor. Entregue a Ele seus sonhos e Ele ressuscitará os projetos Dele com sua vida.

Deus abençoe!

:: Eric Baccelli